Usando variáveis para sorteio


Notas iníciais: O tutorial foi feito a fim de simplificar um problema que muitos makers tem ao sortear alguma coisa, ou chance para algo acontecer, muitos usam quantidades absurdas de condições totalmente desnescessárias. Esse tutorial também pode ser usado para fazer diversos sistemas como o popular sistema de pescaria, ou uma caixa surpresa por exemplo(uma caixa que aberta pode vim qualquer item como a velha caixa roxa do ragnarok).

Iniciando: Bem, eu recomendo saber os conceitos de condições e variáveis. Ou no caso de versões mais antigas, If, forks, conditions.

Para explicar vou usar como exemplo um sistema simples de pesca, em meu exemplo eu quero que o herói tenha chance de pescar os seguintes intens:

Nada - 20%
Peixe pequeno - 30%
Pexe médio - 20%
Peixe grande - 15%
Peixe dourado - 10%
Peixe raro - 4%
Peixe lendário - 1%

Como percebem, há 7 tipos de coisas que podem acontecer quado o herói for pescar.
Então fazemos uma variável sortear  um valor de 1 até 100. Quando a variável for de 1 até 20, vai pescar nada, de 21 até 50, seria o peixe pequeno, de 51 até 65 o médio, e assim vai, só tem um problema, vou precisar fazer 100 condições? Uma condição para cada valor diferente? A maioria faz isso, mas há outros métodos mais simples:

Opções de Variável: [0001] = Aleatótio (1...100)
<> Condição : Variável [0001] >= 1
      <>Condição : Variável [0001] <= 20
      <>
      <> : FIM
<>
<>: FIM

Notem no código acima, uma condição diz que a variável tem que ser maior que 1 e outra dentro diz que tem que ser menor que 20. Ou seja, se ela estiver entre 1 e 20 a ação seria executada. Percebam que eu usei 2 condições ao invés de 20. Já se economiza bastante com esse metodo.

Então, qualquer sistema simples que use um sorteio, por mais minucioso que seja ele, é fácil de se fazer usando esse método.

Outro método:

Opções de Variável: [0001] = Aleatótio (1...100)
<> Condição : Variável [0001] >= 99
      <> 
<>
<>Else
      <> Condição : Variável [0001] >= 96
      <>
                  <>: Else



Funciona dessa forma: colocando tudo nos elses, do maior (o peixe raro) para o menor, lembre-se de por tudo um no else do outro.
Acho a primeira forma mais organizada... Mas essa usa menos condições.

Categories: